Junta de Freguesia de Vila de Febres Junta de Freguesia de Vila de Febres

GIRA SOL - Associação de Desenvolvimento de Febres

A Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres foi fundada em 31 de Janeiro de 2002 e formalmente constituída a 8 de Abril desse ano. Na base da iniciativa esteve a convicção de que o desenvolvimento local se constrói para os cidadãos e com os cidadãos.

Afirmando a sua independência em relação a qualquer entidade política ou religiosa, a Associação definiu-se estatutariamente como instituição cívica de promoção do desenvolvimento local.

Nos seus objectivos mais genéricos estão descritos os da promoção cultural, recreativa e desportiva dos habitantes de Febres e das povoações circunvizinhas, convívio social, protecção da natureza, defesa do meio ambiente, cooperação com outros organismos oficiais e particulares, desenvolvimento de projectos ligados à comunicação social e fomento da prática de actividades relacionadas com as novas tecnologias.

Nas áreas prioritárias de acção foram fixadas o apoio à primeira infância, crianças e jovens, apoio à integração social e comunitária, educação e formação profissional, apoio no prosseguimento de estudos dos filhos das famílias mais carenciadas, apoio à resolução dos problemas habitacionais das populações e promoção e protecção da saúde.

Hoje, já com mais de 300 associados, a Gira Sol:

 - iniciou a construção do Pavilhão Multiusos de Febres, uma infra-estrutura para desporto, eventos culturais e sociais que exige um investimento de cerca de um milhão e 500 mil euros;
 - foi reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social, uma vez que é já responsável por uma Creche e Jardim de Infância frequentada por 100 crianças;
 - edita, desde Junho de 2002, o jornal regional AuriNegra;
 - mantém em funcionamento uma secção de Atletismo federado, com mais de uma centena de atletas, actualmente na I Divisão Nacional;
 - mantém em funcionamento uma secção de Basquetebol, na área da formação;
 - iniciou, em 2006, um grupo de ginástica pluridisciplinar (manutenção, aeróbica, step);
 - foi parceira, com a Câmara Municipal de Cantanhede e Junta de Freguesia de Febres, na recuperação da Lagoa dos Coadiçais;
 - editou já quatro livros de autores gandareses, cujo resultado da venda reverte inteiramente para a construção do Pavilhão Multiusos;
 - realiza com regularidade actividades culturais.

Parceira do desenvolvimento, a Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres está disponível para mobilizar a participação cívica e envolver as entidades com responsabilidades na gestão pública na promoção do bem-estar e da qualidade de vida, na promoção da igualdade, bem como da efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais.

No apoio à primeira infância, o Jardim de Infância da Gira Sol é já frequentado por uma centena de crianças, apelando às suas famílias um envolvimento permanente em numerosas actividades da Associação.

A nível cultural, também o Jornal AuriNegra continua a contar “histórias com gente de dentro”, promovendo Febres e a região.

A edição e lançamento de quatro livros em quatro anos de actividade da GIRA SOL e a organização de outros eventos culturais veiculam a divulgação da cultura da terra.

Nas áreas da promoção recreativa e desportiva a secção de Atletismo e a Secção de Basquetebol são valências em permanente crescimento, com o objectivo presente da motivação dos jovens para a prática desportiva.

A centena de atletas federados da Secção de Atletismo da Gira Sol, acompanhados de perto por um conjunto de técnicos e dirigentes, registaram no final da época 2005/2006 um lugar de destaque a nível nacional, classificando-se entre os 12 melhores clubes do país, sendo de forma destacada a melhor equipa do distrito de Coimbra e do grupo das três melhores da Região das Beiras. Com diversas classificações individuais no pódio nacional, inclusive campeões nacionais, trata-se de um projecto sério, de base consolidada, cujo primordial objectivo, a ascensão à 1.ª Divisão Nacional, foi agora, na época desportiva 2006/2007, finalmente, concretizado.

O Projecto de construção do Pavilhão Multiusos de Febres, além de vocacionado para a prática desportiva, está projectado de forma a poder receber a realização de actos culturais, exposições, congressos e todo o tipo de eventos sócio-culturais, indo também ao encontro dos objectivos da promoção do desenvolvimento regional. No seu género, o empreendimento foi já considerado o mais ousado do concelho de Cantanhede e um dos melhores da região Centro.

O Pavilhão multiusos de Febres está implantado na área onde será construído o Parque desportivo de Febres, com campo de futebol, pista de atletismo e um parque de lazer.

Com uma área coberta de 1.900 metros quadrados, o edifício dispõe de um recinto desportivo, balneários e bancadas laterais com 400 lugares sentados. A área desportiva, com um pé direito de sete metros, é valorizada com a construção, num bloco contíguo, de modo a que o recinto coberto com um piso especialmente adequado a multifunções possa acolher também utilizações culturais e sociais.

A infra-estrutura de uso múltiplo, permitindo suprimir as carências básicas da freguesia ao nível desportivo e cultural, pretende constituir-se como pólo de atracção para habitantes e colectividades de toda a Região Centro.


  • Morada:Rua Eng° João Simões Cúcio, n°2 - Febres
    3060-318
  • Contacto:231 469090/91
  • Página Web:http://girasol.pt/

© 2024 Junta de Freguesia de Vila de Febres. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia