Apresentação do Arquivo Digital do Jornal Auri-Negra
08-FEV-2026
O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Febres acolheu ontem a apresentação oficial do Arquivo Digital do Jornal Auri-Negra, um projeto de salvaguarda histórica liderado por João Diogo Ramos. A iniciativa visa preservar o espólio de um dos títulos mais emblemáticos da imprensa regional e da Rádio Auri-Negra, que marcou a identidade da região da Gândara nas últimas décadas.
A cerimónia contou com a presença de figuras-chave da comunidade e da gestão local, incluindo Carlos Lote (Presidente da Junta de Freguesia de Febres), Catarina Façanha (Presidente da GiraSol), Cidalino Madaleno (coordenador da 1.ª Série desde 1991), António Fresco (Diretor do Jornal de 2002 a 2012), Pedro Cardoso (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede) e Helena Teodósio (Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede).
Acesso Facilitado através de Quiosques Digitais
O projeto destaca-se pela instalação de dois quiosques interativos um, no edifício do Museu Casa Carlos de Oliveira em Febres e outro na Biblioteca Municipal de Cantanhede, permitindo que qualquer cidadão consulte, de forma intuitiva, as edições históricas que registaram o pulsar social, cultural e desportivo da vila e das comunidades de emigrantes.
Para João Diogo Ramos, mentor da iniciativa e fundador da Associação Geração Spectrum, este arquivo é um "pilar da identidade cultural" que devolve ao presente a memória coletiva de uma cooperativa que chegou a ter 3.000 assinantes em todo o mundo.






